Onde descartar o óleo de cozinha?

óleo de cozinha

O óleo comestível ou óleo de cozinha é um resíduo muito poluente ao meio ambiente pois se descartado de forma inadequada pode poluir milhares de litros d’água por isso é muito importante saber como descartar esse material de forma adequada e sem prejudicar a natureza.

Normalmente as pessoas despejam esse tipo de resíduo nas pias de suas casas, porém, o que poucos sabem é que existe um equipamento chamado caixa de gordura que armazena qualquer tipo de gordura, dessa forma esse material entope facilmente os encanamentos da sua residência e acaba sendo muito difícil realizar a limpeza dos tubos.

Quando o material não fica nos encanamentos ele acaba sendo destinado para o tratamento de esgoto, rios ou para o mar. Podemos dizer que o mais grave é quando esse resíduo acaba indo para um rio ou até mesmo para o mar pois existem vários seres vivos que acabam morrendo quando entram em contato com o óleo, por isso tome muito cuidado em como realizar o descarte correto do seu óleo de cozinha.

Agora que já sabemos a gravidade do descarte incorreto do óleo de cozinha é muito importante que Reciclar óleo de cozinhavocê saiba a forma correta de realizar a destinação desse material. O primeiro passo que você deve fazer é separar uma garrafa PET para inserir o óleo utilizado, após isso utilize um funil para que o óleo não vaze para fora da garrafa PET, mantenha a garrafa sempre fechada e ao despejar o óleo sempre lembre de realizar o processo com o óleo frio.

Se a quantidade de óleo que você utiliza for pequena você deverá procurar empresas ou ONG´s especializadas para realizar a retirada do óleo que você utilizou, mas lembre-se de juntar algumas garrafas PET´s e solicitar a retirada de todas de uma única vez. Aproveite e converse com seu amigos e vizinhos para realizar o mesmo e assim podem agendar a retirada coletiva dos óleos de cozinha.

No caso de empresas é muito comum o descarte desses materiais e de outros tipos de óleos em caçambas de entulho, alugando uma caçamba você ou sua empresa irão garantir que o óleo utilizado terá a destinação correta sem prejudicar o meio ambiente. Confira agora mesmo os preços de uma locação de caçambas.

Saiba que 50 mg de óleo de cozinha provocam a poluição de mais de 25 mil litros de água, ou seja, mesmo que você utilize uma pequena quantidade de óleo de cozinha, é importante armazenar na garrafa PET, e não descartá-lo na pia, ralo ou bueiro. O óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

Por isso é muito importante você dar o destino correto ao seu óleo utilizado, pois o mesmo poderá ser reaproveitado e reutilizado no processo de reciclagem do material garantindo assim um nova utilidade para o material que você está descartando. A natureza agradece a sua ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *