Resolução CONAMA – Padrão de Cores para Resíduos

A Resolução CONAMA nº275 de 25 de abril de 2001, estabelece uma tabela com padrões de cores para cada tipo de resíduo, o que facilita a identificação de forma visual. Normalmente essas cores são utilizadas em latas de lixo em grandes eventos ou em áreas publicas.

Latas de Lixo

Essas cores também são utilizadas para campanhas informativas para coleta seletiva de resíduos e também quando orientam a população para realizar a separação dos resíduos em suas casas, pois dessa forma facilita o processo de separação do lixo no aterro.

Segue abaixo a tabela de padrões de cores dos resíduos de acordo com resolução de CONAMA:

AZUL: Papel e Papelão;     VERDE: Vidro;      PRETO: Madeira;     VERMELHO: Plástico;

AMARELO: Metal;     LARANJA: Resíduos Perigosos;     ROXO: Resíduos Radioativos;

MARRON: Resíduos Orgânicos;     BRANCO: Resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde;

CINZA: Resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação;

Você também pode fazer a sua parte e realizar a separação do seu lixo doméstico para ajudar a preservar o meio ambiente e você também pode utilizar as cores das sacolas de lixo coloridas de acordo com o tipo de resíduo que você irá despejar na sacola.

Sacolas de Lixo

Fique atento para não se confundir na hora de colocar o resíduo na sacola correta, as empresas de destinação tomam como base essas cores e já encaminham para a destinação dos resíduos no local adequado e se o lixo estiver misturado poderá causar sérios danos ao meio ambiente.

Cuidar do meio ambiente é muito importante e ajudar no processo de separação do lixo é mais ainda. Faça a sua parte e comece a separar o lixo em sua casa, condomínio, cidade ou qualquer evento que você estiver. Lembre-se, destinação incorreta de resíduos é crime ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *